quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Natal com Jesus!!!

Fonte: Filme.wmv recebido por email: Uma bela canção na voz de Roberto Carlos.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Cristo nasce no berço da ternura. O amor é um poder maior do que o ódio. Tudo o que você disser, diga com amor. Não prejudique ninguém. Não julgue os outros. Não odeie ninguém, ame a todos; veja o Cristo em tudo. Pense em tudo em termos de universalidade.


Paramahansa Yogananda, "Self-Realization Magazine"


Diário Espiritual - 1996Um pensamento inspirador para cada diaTradução não oficial do livro Spiritual Diary

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Que o Natal seja símbolo de Amor e Paz nos corações. São os votos da Escola de Yoga Clássico



Para melhor visualização clique em cima da imagem

FOTOS DO WORKSHOP YOGA E MEDITAÇÃO realizado na Escola de Yoga Clássico.


Ministrante: Marcos Adega de Azambuja








Professor de yoga Sergio Abaide Prestes e ministrante Marcos.













quarta-feira, 25 de novembro de 2009

HORÁRIO DAS AULAS


Para melhor visualização clique em cima

AGENDE UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
E SINTA A DIFERENÇA!
(55) 3221-1297 / (55) 9994-1677 / (55) 3227-1164


-------------------------------------------

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

INTERAÇÃO DE PROFESSORES DE YOGA


Professora de yoga Jaqueline Zamberlam.



O professor Sergio Abaide Prestes, ministra aulas também em Santana do Livramento, RS. Na Escola de Yoga Lótus Branco, da professora Jaqueline Zamberlam.
-----------------------------------------------------------------------

1º ENCONTRO DE YOGA, ASTROLOGIA E AUTO-ENCONTRO.


à direita professor de yoga Sergio Abaide Prestes




FOTOS DO ENCONTRO REALIZADO NO DIA 21 DE NOVEMBRO.
PELOS PROFESSORES: JAQUELINE ZAMBERLAM DE SANTANA
DO LIVRAMENTO, (RS) E SERGIO ABAIDE PRESTES, DE SANTA MARIA, (RS).

AULA DE YOGA NA ULBRA - Professor Sergio Abaide Prestes, da escola de yoga clássico, administra aula no curso de Fisioterapia no Campus da ULBRA






































Fotos na sala do Campus da ULBRA - Santa Maria - RS.
Dia 5/11/09.
------------------------------------------------------------------

UM VOTO DE NATAL


VOU PREPARAR-ME para a chegada do Onipresente Cristo Menino, limpando o berço de minha consciência, agora recoberto pela ferrugem do egoísmo, da indiferença e do apego aos sentidos, e polindo-o com a sagrada meditação diária e profunda, com a introspecção e o discernimento. Vou adornar o berço com as deslumbrantes qualidades espirituais do AMOR FRATERNO, DA HUMILDADE, DA FÉ, DO DESEJO DE REALIZAÇÃO DIVINA, DA FORÇA DE VONTADE, DO AUTO-CONTROLE, DA RENÚNCIA, E DO ALTRUÍSMO, para que eu possa celebrar adequadamente o nascimento da Criança Divina.

Livro: Meditações Metafísicas pag. 143 de Paramahansa Yogananda

------------------

domingo, 22 de novembro de 2009

WORKSHOP YOGA E MEDITAÇÃO


PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO CLIQUE EM CIMA

------------------------------------------------

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ganesh




O verdadeiro significado de Ganesh segunda a Rádio Sai Harmonia Global do Brasil é PODER E MAGNITUDE.


O pé é maior do que qualquer outro animal. Pode adentrar na floresta densa.


Tem perfil de líder.


FIDELIDADE E GRATIDÃO. São essas as lições que devemos aprender com o elefante.






Relaxamento



O relaxamento no yoga é alcançado relaxando os músculos pouco a pouco: respirando devagar e finalmente aquietando a atividade mental.


O CAMINHO PARA A ALEGRIA ESTÁ ABERTO PARA AQUELE CUJA MENTE ESTÁ EM PAZ.

SAÚDE, JUVENTUDE E ALEGRIA DE VIVER, SÃO AS RECOMPENSAS DO PRATICANTE DE YOGA.



Fonte: Nestscher Brian. Yoga o caminho para uma vida feliz. 1979.

Paz interior


NÃO SE PODE COMPRAR A PAZ. VOCÊ TEM QUE SABER COMO FABRICÁ-LA DENTRO DE VOCÊ, NO SILÊNCIO DE SUAS PRÁTICAS DIÁRIAS DE MEDITAÇÃO.

Fonte: Paramahansa Yogananda. Onde existe Luz. 2001, p. 83.
--------------------------------------------------------------------------------

As posturas





As posturas yoguis, ou ásanas, fazem com que todas as juntas trabalhem, mas beneficiam especialmente a coluna vertebral.

Tem diversas metas: asseguram boa circulação, um sistema nervoso sadio e perfeito, uma harmoniosa distribuição de prana e a remoção de qualquer tensão muscular subconsciente.

Estas tensões, de origem mental, causam distúrbios orgânicos que levam à doença. O oriente nunca cometeu o erro de separar o físico do psicológico: a medicina psicossomática de hoje redescobriu essa verdade essencial. As posturas preparam o estudante de yoga para uma perfeita concentração mental.

Fonte: Netscher Brian. Yoga, o caminho para viver feliz, 1979.
---------------------------------------------------------------------------

Uma alternativa para o bem-estar


Acordar cedo, trabalhar, trânsito caótico, pessoas mal-educadas. Comida enlatada, congelada ou xisburguer, falta de tempo, xícaras e mais xícaras de café. Enfim, ir para casa, mas antes mais trânsito e pessoas mal-educadas e depois de tudo, tentar dormir em paz. Essa é a rotina que muitas pessoas enfrentam. Ao fim do dia, é quase impossível não sentir dor de cabeça, peso sobre os ombros e um cansaço que não passa. É preciso descanso, algo para se desligar do mundo agitado ao qual estamos expostos. Uma alternativa? Yoga.
“Yoga é uma ciência, uma técnica, uma filosofia de vida, uma forma de viver que foi criada por sábios, por cientistas, por médicos”, é como define Sérgio Abaide Prestes, que da aula de Yoga há mais de 30 anos em Santa Maria. O Yoga surgiu há cerca de cinco mil anos, no território onde hoje é a Índia. Foi criado por homens e para homens, mais tarde adaptou-se uma linha para a mulher, cuidando a parte do climatério, da gestação e período menstrual, quando algumas posições não devem ser feitas.
O Yoga é uma alternativa para as pessoas que buscam tranquilidade, relaxamento, equilíbrio, flexibilidade, concentração, auto-estima, melhora na postura, enfim, um bem-estar físico e mental. Segundo Sérgio, quando uma pessoa pratica Yoga ela começa a observar o corpo e os movimentos internos, começa a cuidar a alimentação e trabalha a não violência, não apenas em ações, mas também de pensamentos.
Maria Eloá Wienanets, 61, tinha fortes dores de cabeça, consultou vários neurologistas, mas nada adiantou. Em Curitiba, conheceu um médico que praticava Yoga e resolveu experimentar. Em um ano, suas dores de cabeça sumiram. Nesses oito anos que começou a ter aulas de Yoga nunca mais voltou a senti-las. “Quando faço Yoga, esqueço tudo. Tenho muitos problemas, mas tiro eles da cabeça quando estou aqui. Faz bem para o corpo, para saúde, se aprende a ter equilíbrio. A pessoa fica mais sensível e aprende a dividir as coisas”, afirma Maria Eloá.
Outra vantagem do Yoga é que ele não possui restrições. Pode ser praticado por idosos, crianças e gestantes. Carolina Senger, 27, começou a fazer Yoga por causa de uma depressão pós-vestibular, e hoje é professora de Yoga do ensino fundamental do colégio Riachuelo, em Camobi. Ela dá aula para crianças de primeira a quinta série e afirma que, apesar da dinâmica ser um pouco diferente, é muito divertido: “é quase impossível falar em posição do gato, sem uma das crianças começar a miar. Elas fazem tudo direitinho, interagem e, muitas vezes, dormem no relaxamento”, comenta Carolina.
Para Sérgio Abaide, a procura do Yoga aumentou de uns anos para cá, porém, a motivação mudou: “De dez anos para trás as pessoas buscavam o Yoga pelo Yoga, pela prática. Agora essa procura é objetivada, ele é procurado pra diminuir o nervosismo, para concentração, para ajudar a passar no vestibular”, afirma.
Mas seja qual for a motivação, procura por algum benefício, ou mera curiosidade, o Yoga é ótimo para nos desligarmos um pouco da agitação em que vivemos. É bom para nos concentramos em nós mesmo e em nossos corpos, expirarmos e inspirarmos, tirar os pés do chão, oxigenar o cérebro e acalmar as mentes.

Maiara Bersch




-------------------

terça-feira, 22 de setembro de 2009

PRIMAVERA


Primavera é quando, num pedacinho da Terra, as flores se abrem, o sol fica mais forte e a vida fica mais alegre.Quando, num canto da Terra, se faz primavera, nos outros cantos se faz verão, inverno e outono. Das quatro estações, a primavera é a mais bonita, porque colore a terra, perfuma o ar e contagia os corações sensíveis com sua alegria. A primavera é uma boa época para renovar o espírito, assim como as flores se renovam. E de colher os frutos e semear a terra. Semear a terra sempre, pois isso significa mantê-la sempre fértil. E de terra fértil, sempre brota a vida. Bom seria se a primavera acontecesse o tempo todo, em todos os corações humanos... florescendo, enfim, na forma de atos, palavras e pensamentos, sempre positivos...se cada ser vivente, fosse como uma flor, bela, pura e cheirosa, toda a Terra viveria uma eterna primavera...Depende de cada um, fazer do próprio coração, a terra...semeá-lo e cuidá-lo, para cultivar o espírito da primavera, todo o tempo...em qualquer estação...


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Agora você pode escutar AO VIVO a Rádio Sai Harmonia Global do Brasil.


é só acessar o site:


http://www.radiosai.org.br/

---------------------------------------------------------------------------------------



sexta-feira, 18 de setembro de 2009

sábado, 5 de setembro de 2009

Como superar as emoções negativas?



No capítulo 10 - (Dar-se bem com os demais) do livro: ONDE EXISTE LUZ de Paramahansa Yogananda, o Mestre ensina:

"Tudo o que partir de você voltará a você.
Odeie e receberá ódio em troca. Quando se deixa invadir por emoções e pensamentos desarmoniosos, você, está se destruindo. Por que odiar ou ter raiva de alguém? Ame seus inimigos. Por que arder no calor da ira? Se ficar com raiva, trate de superar esse estado imediatamente. Saia para uma caminhada, conte até dez ou quinze, ou desvie a mente para algo agradável. Abandone o desejo de represália.
Quando você se encolariza, o cérebro se superaquece, o coração tem problemas com válvulas, todo o seu corpo se desvitaliza. Irradie paz e bondade, pois essa é a natureza de Deus dentro de você. Sua verdadeira natureza. Então ninguém poderá perturbá-lo."
" Quando alguém, se aproximar de você com raiva, mantenha o autocontrole. " Não vou me exaltar". Continuarei expressando calma até que os sentimentos dessa pessoa mudem".
Quando um ente querido (...) testa nossa paciência além dos limites, devemos nos retirar para um lugar quieto, trancar a porta, praticar alguns exercícios físicos e relaxar da seguinte maneira:
SENTE-SE NUMA CADEIRA FIRME, COM A COLUNA VERTEBRAL ERETA.
LENTAMENTE, INSPIRE E EXPIRE DOZE VEZES.
ENTÃO AFIRME, PROFUNDA E MENTALMENTE, DEZ VEZES OU MAIS:
" PAI TU ÉS HARMONIA.
POSSA EU REFLETIR A TUA HARMONIA.
HARMONIZA ESSE MEU ENTE QUERIDO ATACADO PELO ERRO".

Pão Indiano (Chapati)

Samosa - pastel indiano



INGREDIENTES

• 500 g de farinha de trigo
• 200 g de ervilhas secas
• 1 couve-flor pequena cortada
• 2 batatas médias cortadas em cubinhos
• 1 xícara (chá) de água morna
• 5 colheres (sopa) de manteiga
• 1 colherinha (café) de cominho moído
• ½ colherinha (café) de gengibre ralado
• ½ colherinha (café) de curry
• Sal a gosto; óleo para fritar

MODO DE PREPARO

Numa vasilha, coloque a farinha, o sal e 3 colheres de manteiga derretida. Acrescente água aos poucos e vá misturando com a mão. Sove até obter uma massa uniforme. Deixe descansar. Enquanto isso, prepare o recheio.

Recheio
Após deixar as ervilhas de molho de um dia para o outro, cozinhe-as e mexa até formar uma pasta. Cozinhe também as batatas e a couve-flor. Junte com a massa de ervilha e reserve. Em uma frigideira, coloque 2 colheres de manteiga e deixe derreter, acrescente sal e os temperos e deixe dourar. Despeje esse molho sobre os legumes reservados e misture bem. Deixe esfriar.

Para montar os pastéis
Faça pequenas bolas com a massa e abra em formato redondo usando um pau de macarrão. Coloque o recheio e feche como um pastel, molhando as bordas com água e apertando com um garfo para fechar bem. Frite as samosas em uma panela com óleo em quantidade suficiente para cobri-las por completo. Escorra sobre guardanapos de papel a fim de tirar o excesso de óleo.

FONTE:
http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/samosa-425259.shtml

CHAI - chá indiano

sábado, 29 de agosto de 2009

A eficácia do missô





1) O missô é fabricado pela fermentação da soja. A soja, que é a matéria prima do missô, é muito rica em proteínas.




2) É de grande eficácia para os intestinos, que além de colocar em "ordem" afasta as inflamações.




3) Fortificador do fígado, produz efeito para desintoxicar venenos como a nicotina do fumo e do Aldeído que se forma a partir do álcool.


Enfim, uma tijela de missô com algas Wakame é um excelente alimento para impedir o venenamento do álcool e do tabaco.




4) Na epiderme do homem as células são levadas do interior para a superfície uma após outra. É a razão que, para se ter uma pele sã e macia, precisa-se preparar as células sãs desde seu interior. Por isso deve-se ter o sangue limpo que se transforme nestas células. Se o sangue está anormalmente acidificado, ele formará uma epiderme degenerada e feia desde o seu nascimento, e se o sangue é são e ligeiramente alcalino, produzirá uma pele tenra e viva.


Para se ter uma pele jovem e macia, é preciso antes de tudo que se faça uma verdadeira "maquillage" (uma lavagem fundamental) dos intestinos.


O missô tem a possibilidade de lavar o interior dos intestinos e, em consequência, renovar a pele.




5) O missô tem até a propriedade de assimilar a Radioatividade e de fazê-la evacuar para fora do corpo. Com uma tijela de missô diariamente previne os perigos da radioatividade.




6) Recomendada nos casos de hipertensão e arteriosclerose. O missô contém ácido linoleico e lecitina, esses dois elementos fazem dissolver o colesterol, que se cola nos vasos sanguínios, tornando-se flexível e mole.


Haverá alguém que refutará estes argumentos, afirmando que o sal contido no missô é inapto à hipertensão. Vale lembrar que o sal contido no e/ou tamari tradicional é totalmente diferente do sal comum dos supermercados. A sopa do missô deveria ser recomendada contra a hipertensão, malgrado seu sal.


A lecitina, que é como remédio para as doenças cardíacas, encontra-se no missô, porém está ausente no óleo de soja refinado.




7) A sopa de missô é altamente indicada para a cura de alergias.




8) Uma vez que o missô possui tanta superioridade como alimento, é normal que aqueles que o consomem cotidianamente tenham uma saúde excelente, e, em consequência, vivam longamente. Pesquisas realizadas em vilas japonesas, conhecidas pela longevidade de seus moradores, informam que eles comem de 6 a 7 tijelas de sopa de missô com Wakame por dia, em média.

É um fato normal, vez que o missô ajuda o funcionamento dos intestinos, guarda as bactérias intestinais em estado normal, purifica o sangue e fortifica o fígado.

Fonte: recortes enviado para o prof Sergio de Helena Dantas Tavares Salaverry
Missô é uma pasta levemente salgada para ser usada em sopas, patês, como tempero de saladas e refogados,molho para macarronadas e até para temperar o feijão azuki, ou outro feijão.
Um aviso: os médicos naturalistas recomendam que o missô seja acrescido ao prato no término de seu preparo, pois a fervura pode reduzir seu poder nutritivo e o medicinal.
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/15837


sopa de misso
Um caldinho quente, revigorante, que prepara o estômago para receber a comida: sopa de misso, ou missoshiro. A receita pode variar da mais simples à mais elaborada. O que não varia nunca é o modo de usar: primeiro dissolver o missô num pouco do caldo, ou da água, para acrescentar à sopa já na hora de servir. O misso não deve ser fervido, para não perder suas preciosas enzimas. Medida: uma colher de chá, cheia, por pessoa.

receita básica
Água bem quente, missô e cebolinha verde picada. Pode incluir um punhadinho de brotos de feijão, acelga cortada bem fininha ou qualquer outra folha. O misso é muito yang e precisa de um complemento yin como as folhas.

caldo de vegetais
com missoJunte vários vegetais com água numa panela, inclua alho, cebola, gengibre e ervas, deixe ferver uns 40 minutos, coe e guarde na geladeira. Quando for usar ferva uns 5 minutos para que ele recupere o calor, acrescente misso e cebolinha picada e sirva.

O SOl

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Dia 27 de agosto, aniversário do prof Sergio Abaide Prestes





Os alunos da Escola de Yoga Clássico desejam ao Prof Sergio

Agradáveis Surpresas, Felizes Acontecimentos,

como também muita

Luz, Amor, Energia e Alegrias!


PARABÉNS PELO SEU ANIVERSÁRIO!





segunda-feira, 20 de julho de 2009

A ESCOLA DE YOGA RECEBEU A PROFESSORA JAQUELINE DE SANTANA DO LIVRAMENTO











A Escola de Yoga Clássico recebeu a professora de Yoga Jaqueline Brenner Zamberlan de Santana do Livramento. Formada em Yoga Clássico desde os anos 80 com especialização em Yogaterapia e formação na GFU (Grande Fraternidade Universal) e também com Paulo Murilo em Tantra Yoga.




quinta-feira, 9 de julho de 2009

DELEITE



O deleite é o antídoto de todo o medo. O medo surge se você não desfruta a vida. Se você desfruta a vida, o medo desaparece.
Seja positivo e desfrute mais, ria mais, dance mais, cante mais. Torne-se mais e mais jovial e entusiasmado com pequenas coisas, mesmo com coisas muito pequenas. A vida consiste em pequenas coisas, mas, se você trazer a qualidade da jovialidade a pequenas coisas, a somatória será formidável.
Assim, não espere que algo aconteça. Coisas notáveis acontecem - não é que não aconteçam - mas não espere que algo notável aconteça. Ele acontece somente quando você começa a viver coisas pequenas, comuns, do dia-a-dia com uma mente nova, com um frescor novo. Aos poucos você acumula, e esse acúmulo um dia explode em puro deleite.
Mas você nunca sabe quando acontecerá. Você precisa continuar a coletar pedrinhas na praia. A totalidade se torna o grande acontecimento. Quando você apanha uma pedrinha, ela é uma só. Quando todas as pedrinhas estão juntas, repentinamente, elas são diamantes. Esse é o milagre da vida.
Há muitas pessoas no mundo que perdem porque estão sempre esperando por algo grandioso. Ele não pode acontecer. Ele acontece somente através de pequenas coisas: tomando seu desjejum, caminhando, tomando banho, conversando com um amigo, sentado sozinho a observar o céu ou deitado na cama sem fazer nada. A vida é feita dessas pequenas coisas.
(Texto enviado por correio pela Profª de Yoga: Helena Dantas Tavares Salaverry).

As vogais e seus reflexos vibratórios fisiológicos

A- Beneficia a parte superior dos pulmões. (som grave, para vibrar, sentir coceira).

É- Afeta a garganta, laringe, traquéia, tireóide e paratireóide.

I- Vibra na cabeça, ativa glândulas pituitárias e pineal. (som bem agudo).

Ó- Exercita o meio do peito. (som grave aberto).

Ô- Vibra a parte inferior dos pulmões e do estômago. ( grave para baixo).

Ê- Atua sobre o diafragma, fígado e estômago. (som grave).

Û- Influi sobre os rins. (som grave).

UI- Atua sobre gônodas e ânus. (sentir a pélvis com intervalo).

SHIVA NATARAJA

Shiva possui 8 formas; cada região e cada dinastia tem a sua representação favorita, porém a imagem que prevalece apresenta Shiva como Nataraja, o deus da dança.
Shiva Nataraja tem tido numerosas intepretções nos bronzes da Dinastia Chola (século 12).
Nataraja, deus da dança, daquela dança pela qual o Universo se renova, é o eterno dançarino. O Universo é sua dança, feito ritmo e movimento.
Shiva é ambos: destruidor e criador. Sua tripla função pode ser vista na colossal escultura da Ilha de Elephanta (ao sul de Bombaim). Cada uma das suas três faces representa um de seus aspectos; no centro, o Criador; à esquerda, Shiva o Destruidor de Bhairava e à direita a energia feminina da Divindade.
Nataraja em dança TANDAVA (uma dança do sul da Índia) com movimento giratório de todo o seu corpo. Os pés de Shiva dançam na terra, porém colocam-se em contato com o Céu quando Shiva toma postura de "lalatalika". Um de seus pés está esmagando o anão Apasmara, símbolo da ignorância, enquanto o outro está levantado em direção ao espaço infinito.
O mudra de suas mãos conduz o constante fluido do Universo. Sua mão direita superior está segurando um tambor de vidro cujas vibrações emitem o som da criação e guardam a medida do tempo, que nunca pára. De acordo com J. Varenne, Shiva dirigirá a desintegração do mundo quando o fim for oportuno.
Sua mão esquerda superior está levantando uma língua de fogo - o fogo abrasador e destruidor. Assim, esses dois braços superiores já expressam o equilíbrio entre a criação e a destruição; a roda da constante transformação que é a base de toda filosofia Hindú. Nada começa ou termina, porém tudo é um constante evoluir e fluir.
Uma 3º mão levanta-se em vyakshinamudra (ensinando o completo silêncio e contemplação). Ela indica a necessidade de olharmos para a nossa verdadeira natureza, para a Felicidade e Plenitude, dentro de nós mesmos.
Esta mão está à direita do lado solar, o lado de Píngala. A escolha dessa mão pode ser entendida como ênfse a Prathyahara, assim referindo-nos ao 5º degrau ensinado por Patanjale. Entretanto, sua 4º mão está apontando para o pé levantado, aquele que está voltado para o céu. Na linguagem da dança indiana, vista descansará; e onde a visão descansar, o espírito descansará.
Nataraja tem no alto da cabeça, os cabelos arumados de forma fálica, expressando seu poder criativo; uma meia lua aparece no alto. A lua é um símbolo da energia feminina, simbolizando também imaginação, criatividade e o profundo controle do subconsciente. Seu cabelo está flutuando no ar; emergindo de uma das mechas, está Parvati, a princesa da montanha, a filha dos Himalaias e "shakti" (energia) de Shiva.
Línguas de fogo cercam-no; novamente uma grande Mandala. Por toda a História, Mandala tem sido símbolo universal de integração, harmonia e transformação; ela vai além da oposição para expressar o conjunto. Cada chama pode significar a energia expandida, envolvendo todos os seres do Universo, mas também pode se referir ao fogo que queima as impurezas, o fogo destruidor da ignorância.
Através da dança, Nataraja rasga o véu do irreal, de "maya", ilusório, e através de seu gesto expressa o poder da "TRIMURTI" criação - evolução - destruição, um dos principais fundamentos do Hinduismo.
(Montse Barange - IYTA Espanha;Tradução N. Tírico).