sábado, 23 de maio de 2009

Assuntos abordados no 1º encontro de trocas de receitas vegetarianas


( clique em cima para melhor visualização)

1.Não violência: (Ahinsa)

Um dos ensinamentos mais marcantes e uma das virtudes mais belas e profundas que somente pode ser realizada na prática, jamais na teria. Deve ser realizada por todo e qualquer ser em relação a outros seres, não importande as condições pessoais, sociais, religiosas, morais ou culturais.

Por outro lado todos os seres ou criaturas obtêm seu sustento através de algum meio de violência. Alguns destroem vegetais, outros animais, porém em virtude dos animais possuírem formas de vida mais elevadas do que os vegetais, a destruição de um animal é uma violência muito maior do que a destruição de um vegetal. Este é apenas um exemplo de não violência, que vai desde o respeito dentro dos lares com a família, no trabalho, na escola, na rua e até nos níveis invísiveis representados pelo pensamento ou vibrações em caráter negativo.

A prática da não violência é um dos principais requisitos para a solução dos maiores problemas que afligem a humanidade.

( Cada pessoa falou o porque de ter se tornado vegetariano, ou estava no caminho, ou era simpatizante, em resumo: pelo profundo respeito aos animais, em não concordarem com o sofrimento dos mesmos nos cativeiros, nos abates, enfim com os maus tratos de que são vítimas; pelo benefício que uma alimentação vegetariana traz ao organismo; etc).

2. Uso de panelas de:

FERRO: Vantangens e indicações
Pesquisa realizada na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp indica que cozinhar alimentos nesse tipo de panela chega a suprir cerca de 20% das necessidades diárias de ferro do organismo. Principalmente indicado para quem adota uma dieta vegetariana e quem esta com anemia.

PANELA DE BARRO: Vantagens e indicações
É uma opção saudável. Ideal para típicas receitas regionais que contém muito molho. A panela de barro realça o sabor e o gosto do alimento. Inicialmente, ela demora mais para aquecer, mas uma vez quente, mantém o calor por mais tempo. Permite servir á mesa na própria panela.

3. Importância das verduras, legumes, frutas e grãos orgânicos:
Produto orgânico é um alimento sadio, limpo, cultivado sem agrotóxicos e sem fertilizantes químicos. Eles provêm de sistemas agrícolas baseados em processos naturais, que não agridem a natureza e mantêm a vida do solo intacta.
É fato que a base de nossa saúde está na alimentação e que uma dieta rica em verduras, legumes e frutas é uma garantia de uma boa qualidade de vida.
A grande vantagem dos alimentos orgânicos passa pela questão de serem mais enriquecidos de nutrientes, uma vez que a terra utilizada no seu cultivo é fértil e natural e não há nenhuma interferência de substâncias químicas no processo. “São alimentos vivos, com mais massa alimentar, ou seja, com mais nutrientes em sua composição”.O nome orgânico é explicado justamente por essa idéia: eles interagem e são muito melhor absorvidos pelo nosso organismo.

4. Feijão Azuki:

O feijão azuki, originário do Japão, é uma leguminosa selvagem, pequena e vermelha. O Azuki tem valores nutricionais mais concentrados em relação ao feijão preto, sendo excelente fonte de proteínas, amido, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como o ferro, potássio e zinco. É utilizado em substituição aos outros feijões.

5. Arroz Cateto:

O Arroz Cateto tem o seu valor nutritivo na película escura que reveste o grão, sendo considerado um alimento vivo. Possui alto valor nutricional dos grãos, ricos em amido, proteínas, carboidratos e fibras e a vitalidade das sementes são essenciais numa programação alimentar saudável. O arroz cateto é muito usado para risottos e na culinária oriental.

6. Tahine:

Dos grãos integrais do Gergelim é extraído o Tahine, é uma pasta natural sem colesterol e de fácil digestão. É utilizado no preparo de pratos doces e salgados como cremes, patês e molhos. Delicioso passar mel e tahini no pão. ( tahine e missô).

7. Missô:

O missô é feito à base da proteína de soja; é desintoxicante, além de ser fonte de enzimas, vitamina B12 e proteínas. Não deve ser fervido porque perde-se as enzimas. Usá-lo após o cozimento dos alimentos. Auxilia a digestão, previne contra o câncer, e é usado em tratamento de pessoas expostas a altos níveis de radiação. É de excelente efeito sobre feridas, cortes e queimaduras, e também, para picadas de formigas.






Um comentário:

Thais Brug disse...

O encontro foi ótimo! Aguardamos ansiosamente a segunda edição!