quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ásanas e as Glândulas Endócrinas




Antes de tudo, as asanas exercem uma grande influência no sistema endócrino, o qual, para certos sábios, é o mais importante do corpo, mais do que o sistema nervoso, e influencia, de forma muito vasta, o controle de nossa vida.
Ele controla um número incalculável de funções vitais do corpo, influencia o nosso aspecto físico, nosso comportamento emocional e, na realidade, uma grande parte do nossa caráter e de nossa atitude face à vida. Uma pessoa cujo sistema endócrino funcione de forma perfeita é geralmente otimista; seu pensamento é aguçado, e sua ação é segura. Caso contrário, a saúde se deteriora, o pessimismo se instala, e sofre-se, seja por hiperatividade, seja por inércia física ou mental. Graças aos hormônios específicos que secretam, as glândulas endócrinas gem seletivamente sobre a reprodução, digestão, reações emocionais, na realidade, sobre todos os aspectos da vida. Esses hormônios agem também entre eles e modificam suas atividades entre uns e outros. Para uma saúde perfeita, todo o sistema deve ser equilibrado e perfeitamente coordenado, cada glândula secretando o hormônio necessário, na qualidade certa e no momento preciso.
A menor desarmonia induz o mau funcionamento de um ou vários processos corporais, o que repercute também sobre o caráter. Ora, a asana é considerada o melhor equilibrante desse sistema. Ela retifica a hipo-atividade das glândulas e harmoniza todo o sistema, agindo sobre as glândulas principais que controlam as demais, pois mesmo a menor melhora no funcionamento desse sistema influencia profundamente nosso comportamento na vida.

Não subestimemos a importância do fato que a asana altera automaticamente a respiração. Uma respiração rápida e irregular significa uma tensão mental; lenta e regular indica calma e bem-estar, suscitando, ainda mais, um ritmo que equilibra e harmoniza os diferentes sistemas e relaxa o mental.

Tudo está em tudo. Tudo interligado. O ser humano é um todo; o corpo é consciente. Nesses últimos anos, a ciência aliás, fez grandes progressos nesses domínios. Apercebeu-se, por exemplo, que o pé, a mão, o olho, o nariz e a orelha são concentrações particulares de todo ser jumano. As linhas e as forma das mãos expressam o caráter, as tendências e, de certa maneira, o destino. O pé, muito estudado na Índia, revela o estado de saúde, o caráter, as tendências e as capacidades psíquicas. Mesmo o passado e o futuro estão ali registrados. O mesmo com o olho, onde se encontra, além do mais, dados astrógicos. Essa ciência é a iridologia ou estudo da íris. Certas pessoas podem sentir, pela pele, muitas coisas à distância, ou mesmo "ver" as cores com os dedos. O formato do rosto e do crâneo e toda a morfologia exprimem o caráter e as tendências físicas e psíquicas. É como se cada sentido incluísse todos os outros. A unidade do ser corporal e psíquico é evidente.

Texto retirado do livro: Yoga Ásanas, Cosmelli Yoga Centres, pág.58, 59.

Nenhum comentário: