sábado, 9 de abril de 2011

O QUE DEVEMOS COMER, E O QUE NÃO DEVEMOS COMER, segundo o Prof Hermógenes!

O Professor Hermógenes, em seu livro YOGA PARA NERVOSOS, afirma que os alimentos mais aconselhados e que devem fazer parte da alimentação diária são:
a) - Levedo de cerveja - Encerra dezessete diferentes vitaminas, inclusive toda a família B. Dica: Deve-se começar com pequena dose - uma colherinha de chá com pratos que levem mel para disfarçar o gosto ou com leite, recorrendo ao liquidificador. Vende-se em comprimidos.


b) - Leite - Que tem uma grande cota de cálcio.
c) - Yogurte - Uma coalhada especial. Rico em B2, fósforo, carboidratos, cálcio e proteínas. No intestino, com seus fermentos, combate a flora patogênica, gerando ali mesmo consideráveis doses de vitamina B, que é assimilada pelas vilosidades intestinais.




d) - Germe de trigo - Rico em vitamina E e todas da família B. Dicas: Pode ser usado em pães, bolos...substitui com vantagem a farinha de mesa.




e) - Melado e açúcar mascavo - São os substitutos inteligentes para os desprezível açúcar empobrecido pelo "beneficiamento" e embranquecido por aditivos químicos, alguns cancerígenos.



f) - Mel de Abelha - É o único açúcar natural , isto é, fabricado pela natureza. Rico em cálcio, ferro, fósforo, vitaminasA, A1 e C. Excelente para o cérebro. Contém grande dose de hormônios das flores de que é feito. Dica: Comece a usá-lo com cautela, de início, apenas uma colherinha de chá diariamente.



g) - Feijão-soja - Das vitaminas , não só tem a D, que é exclusiva do reino animal. Todas as outras porém nos oferece. É o único feijão que tem dado os aminoácidos indispensáveis à nutrição humana, merecendo por isso o nome de "carne vegetal" A proteína contida num simples quilograma de soja em grão vale por dois quilos de e duzentos de carne bovina; cinco dúzias de ovos, dois litros de leite, um quilo e meio de queijo... O feijão macassa é também riquíssimo.



h) - Arroz integral - É o alimento mais doador de vida e saúde. Não é apenas um alimento. É remédio capaz de salvar vidas. Tão completo é, que os macrobióticos fazem dele sessenta por cento de seu regime.




i) - Alho - É a planta mais rica em iodo. A Bíblia ja falava dele. Equivale ao óleo de fígado de bacalhau, por sua riqueza em hormônios e vitaminas. Preventivo de infecções, limpa os intestinos e fortalece os ossos. Na Índia, o alho é também considerado estimulante do sistema nervoso.




j) - Alimentos de origem brasileira - A flora brasileira fornece excelentes alimentos para o regime de saúde e vigor. Distinguimos entre eles: o mate, por vitalizante e estimulante; ( contra indicado para os hipersensíveis, rajásicos e hiperexcitados) o cajú amarelo, por sua riqueja incomparável em vitamina C; guaraná como euforizante, estimulante, rejuvenescedor e afrodisíaco.



O QUE NÃO DEVEMOS COMER:


a) - A carne - ... " rica em colesterol e purinas, causa eczemas, moléstias hepáticas e enfartes do miocárdio; pertuba a vida psíquica, produz ou acelera os processos de degeneração orgânica, responsável portanto pelo envelhecimento precosse, provoca apendicite, arteriosclerose, eczema, enterite, gastrite, úlceras péptica, vegetações adenóides... Dicas: "...para ingressar no clube dos tranquilos e longevos vegetarianos, faça-os lenta e prudentemente. As mudanças bruscas prejudicam. Não de descuide de suprir-se de proteínas do leite, manteiga, queijo, soja, feijão, amendoim...".



b) - Alguns enlatados são altamente danosos à saúde - Se puder comer um alimento fresco, prefira-o. Os processos de industrialização recorrem a tratamentos químicos, alguns deles até capazes de produzir câncer.



c) - Fumo - Embora não sendo um alimento, é um hábito relacionado a alimentação, demasiadamente conhecido como nocivo. O fumo danifica os nervos, pois , tóxico que é, envenena a célula nervosa. Há nervosos que dizem ser-lhes o cigarro um calmante. Costumam dizer que só se tranquilizam acendendo um cigarro. O que acontece é diferente; a ausência do cigarro provoca mal-estar ( síndrome da dependência), que só a presença do cigarro reduz. ( O autor dá sugestões para se libertar do fumo, nas páginas 180 e 182 do mesmo livro). Se você pratica ásanas e outro exercícios físicos de yoga, não terá que temer engordar depois de largar o cigarro.


d) - O álcool - Pior que o cigarro, ainda é mais tóxico, mais destruidor dos nervos, mais devastador da personalidade... Deixe o álcool antes de tornar-se um escravo dele. Proceda segundo o método suave, indicado nas páginas 180 a 182.



e) - O açúcar - o branquinho deve desaparecer do regime para a saúde. O açúcar bruto é alimento energético e menos perigoso. O mel de abelha é o melhor substituto.



f) - Frituras, condimentos excitantes, chocolate, produtos de salsicharia, sorvetes, farinhas brancas, vinagre, colorantes artificiais, tudo isso é de jogar no lixo. Tudo isto tem que ser excluído de um método de vida saudável, jovem e feliz.


g) - Café e chá preto - somente para uso terapêutico para deprimidos e astênicos tem seu lugar. Fazer do café um hábito, tomá-lo, quase automaticamente, várias vezes ao dia tem arrebentado a saúde dos nervos de muitos. A cafeína é um excitante que convém ser controlado profilaticamente pela pessoa comum que ainda não é doente dos nervos. O nervoso excitado, rajásico, inquieto, angustiado, principalmente o insone, deve abandoná-lo. No chá preto se encontra a teína, um excitante ainda pior do que a cafeína. É outro inimigo. Em muitos casos, somente o abandono do café e do chá preto tem praticamente resolvido casos de insônia rebelde.

Pesquiza realizada nas páginas 235 à 241. Circulo do livro S.A Autor:José Hermógenes de Andrade Layout: Natanael Longo de Oliviera Foto: Eduardo Santaliestra Licença editorial para o círculo do livro por cortesia da Distribuidora Record de Serviços de Imprensa S.A Composto pela Linoart Ltda. Imprensa e encadernação pelo Círculo do livro S.A 6 8 10 9 7 89 90

Nenhum comentário: