sábado, 19 de maio de 2012

SAVASANA - BENEFÍCIOS

Savasana é a maravilhosa postura que se realiza ao concluir uma prática de yoga, pois ela tem o poder de relaxar todas as partes do corpo e a mente e produzir as condições ideais para absorver os efeitos terapêuticos de tudo o que se praticou. Nessa postura também se realiza o Yoga-nidra que é uma jornada interior de relaxamento profundo.

Efeitos terapêuticos:

- Tem poderoso efeito contra a fadiga física e mental.
- Produz um grande relaxamento nos músculos do corpo, neutralizando a ação corrosiva do ácido láctico.
- Cura transtornos causados pelo excesso de tensão.
- Desfaz as contrações crônicas musculares.
- Devido ao profundo relaxamento no coração, a frequência cardíaca diminui e a necessidade de oxigênio também diminui, fazendo com que o coração necessite bombear apenas alguns litros de sangue por minuto para suprir de forma ideal toda a necessidade corpórea.
- Com isso, reduz terapeuticamente o risco de arritmia cardíaca, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, pressão alta, colesterol e o excesso de adrenalina no sangue. Reduz a ansiedade, a insônia, a agitação mental, o estresse.
- Acalma as ondas cerebrais, estimulando a produção de endorfina e hormônios como a serotonina e melatonina, que atuam no bem-estar e rejuvenescimento do corpo.

A Senda do Yoga - Maria Laura Garcia Packer - pag: 215/217.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Um comentário:

Kan Luo Shi disse...

Ótimo trabalho. Na medida do possível continue postando artigos sobre Hatha Yoga, Chakras e ásanas. Gratidão!