sábado, 14 de maio de 2011

O que é Yoga realmente?















Estamos acostumados a olhar para fora de nós mesmos para a realização. Estamos vivendo em um mundo que nos condiciona a acreditar que realizações externas podem dar-nos o que queremos. No entanto, uma e outra vez as nossas experiências nos mostram que nada externo pode cumprir plenamente o anseio profundo dentro de "algo mais".

Na maioria das vezes, porém, nós nos esforçamos para aquilo que parece sempre estar um pouco além do nosso alcance. Estamos presos em fazer ao invés de ser, na ação, em vez de consciência. É difícil para nós um retrato completo estado de calma e repouso em que pensamentos e sentimentos deixam de dança em movimento perpétuo. No entanto, é através de um tal estado de quietude que podemos tocar um nível de alegria e compreensão impossível de alcançar de outra forma.

É dito na Bíblia: "Aquietai e sabei que eu sou Deus." Nestas poucas palavras está a chave para a ciência do Yoga. Esta antiga ciência espiritual oferece um meio direto de acalmar a turbulência natural dos pensamentos e inquietações do corpo que nos impede de saber o que realmente somos.

Normalmente a nossa consciência e as energias são direcionadas para fora, para as coisas deste mundo, que nós percebemos por meio dos instrumentos limitados de nossos cinco sentidos. Porque a razão humana tem de contar com os dados parciais e, muitas vezes enganosas fornecidas pelos sentidos físicos, temos de aprender a tocar níveis mais profundos e mais sutis de consciência, se queremos resolver os enigmas da vida - Quem sou eu? Por que estou aqui? Como faço para realizar a Verdade?
Yoga é um processo simples de reverter o fluxo normal de ida de energia e consciência para que a mente se torna um centro dinâmico de percepção direta não dependente dos sentidos falíveis, mas capazes de realmente experimentar a Verdade.

Ao praticar os métodos passo-a-passo do Yoga tomando nada como garantido por motivos emocionais ou por meio da fé cega que passamos a conhecer a nossa unidade com a Inteligência Infinita, Poder e Alegria, que dá vida a todos e que é a essência de nossa própria Self.

Em séculos passados, muitas das técnicas mais elevados do Yoga foram pouco compreendido ou praticado, devido ao limitado conhecimento da humanidade das forças que execute o universo. Mas a investigação científica de hoje está mudando rapidamente a forma como vemos a nós mesmos e do mundo. A concepção materialista da vida tradicional desapareceu com a descoberta de que matéria e energia são, essencialmente, uma: cada substância existente pode ser reduzido a um padrão ou uma forma de energia, que interage e interconexões com outras formas. Alguns dos físicos mais famosos de hoje dar um passo adiante, identificando a consciência como a base fundamental de todo ser. Assim, a ciência moderna está confirmando os antigos princípios da Yoga, que proclamam que a unidade permeia o universo.

A própria palavra yoga significa "união": da consciência individual ou da alma com a Consciência Universal ou Espírito. Embora muitas pessoas pensam de ioga apenas como exercícios físicos - os asanas ou posturas que ganharam popularidade nas últimas décadas - estes são realmente apenas o aspecto mais superficial desta ciência profunda do desdobramento do potencial infinito da mente e da alma humana.
Existem vários caminhos do Yoga que levam em direção a esse objetivo, cada um ramo especializado de um sistema global:

Hatha Yoga - um sistema de posturas físicas ou asanas, cuja finalidade maior é para purificar o corpo, dando um conhecimento e controle sobre seus estados internos e torná-lo apto para a meditação.

Karma Yoga - serviço desinteressado aos outros como parte de um dos maiores do Self, sem apego aos resultados e ao desempenho de todas as ações com a consciência de Deus como o fazedor.

Mantra Yoga - centralização da consciência no meio japa, ou a repetição de determinados universal raiz da palavra-sons que representam um aspecto particular do Espírito.

Bhakti Yoga - todos render devoção através da qual se esforça para ver e amar a divindade em cada criatura e em tudo, mantendo assim uma adoração incessante.

Jnana (Gyana) Yoga - o caminho da sabedoria, que enfatiza a aplicação da inteligência discriminativa para alcançar a libertação espiritual.

Raja Yoga - o real ou o mais elevado caminho do Yoga, imortalizado por Bhagavan Krishna no Bhagavad Gita e formalmente sistematizada, no século II aC pelo sábio indiano Patanjali o que combina a essência de todos os outros caminhos.
No coração do sistema de Raja Yoga, equilibrando e unificando as diferentes soluções, é a prática de definitiva, os métodos científicos de meditação que nos permitem perceber, desde o início dos nossos esforços, vislumbres do objetivo final - a união consciente com o inesgotavelmente Espírito bem-aventurado.

A abordagem mais rápida e eficaz para o objetivo do Yoga emprega os métodos de meditação que lidam diretamente com a energia e consciência. É esta abordagem direta que caracteriza Kriya Yoga, a forma particular de meditação Raja Yoga ensinada por Paramahansa Yogananda.





Tradução Google do site Self-Realization Fellowship






-------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: