terça-feira, 11 de maio de 2010

DIZER A VERDADE






No caso em que dizer a verdade possa conduzir a algum perigo, permaneçam em silêncio.


Sai Baba



Um eremita estava profundamente envolvido na contemplação de Deus. Ele fez o voto de "falar sempre a verdade". Deus queria sujeitá-lo a um teste. Ele assumiu a forma de um caçador e começou a perseguir um gamo, que amedrontado, escondeu-se em um arbusto perto do eremitério. Isso foi visto pelo eremita. Ao ser questionado pelo caçador sobre onde estava o gamo, o eremita ficou num dilema. Ele não podia fingir ignorância e dizer que não tinha visto o gamo, uma vez que isso iria equivaler a dizer uma mentira. Do mesmo modo, ele não podia revelar onde estava o gamo, porque o caçador iria matá-lo. Nesse caso, ele seria cúmplice do crime.
Ele orou a Deus fervorosamente para mostrar-lhe um caminho para sair daquilo. Uma idéia brilhante passou pela sua mente pela graça de Deus. Deus está sempre com vocês, em torno de vocês, acima de vocês, os guiando e lhes protegendo. Porque temer quando Ele está por perto?
O eremita respondeu: “ Caçador, o olho que vê não pode falar; a boca que fala não pode ver”. Com essa resposta tática, o eremita pode não apenas manter sua adesão à verdade, mas também proteger a vida do gamo. Então, Deus manifestou- Se em Sua verdadeira forma e declarou: “ esta habilidade que salvaguarda seus interesses tanto quanto o dos outros é o verdadeiro yoga”.
Por isso diz-se que a verdade é a vida da língua, a retidão é a vida das mãos, a não violência é a vida do coração.



Fonte: Jornal Bem Estar - nº 50 - outubro 2007.


Nenhum comentário: