terça-feira, 28 de abril de 2009

ARGILA MEDICINAL



O Centro de Yoga Clássico Sergio Abaide Prestes, recebeu no dia 17 de abril o palestrante Bolívar Sassi - Pesquisador holista, yogue e meditador, que falou sobre a Argila Medicinal, como fazer o preparo, como fazer o uso, a importância
e esclarecimentos como:

O termo argila é usado popularmente para designar a terra em sua máxima pureza, equilíbrio que, misturada com água, forma o barro, a lama medicinal.

As propriedades:

A argila tem o poder curativo devido a sua posição química e geológica: o quartzo, o feldspato, a mica e outros componentes químicos: a sílica, o alumínio, o ferro, o cálcio, o potássio, o magnésio, o titânio em qualidades diferentes segundo o terreno. E, o mais importante, a energia que ela contém.

O que é Geoterapia?

A Geoterapia é o uso da terra para harmonizar o corpo, devolvendo a ele sua saúde e vitalidade. A argila medicinal é o agente de desintoxicação e regeneração física. Revitaliza os tecidos enfermos, dando força e energia às células do corpo.
Em contato com o corpo do doente, a argila produz alterações que promovem a cura; é capaz de absorver a energia perniciosa acumulada na área doente e transmitir a sua energia de elevada quantidade vital.

Para que serve a argila?

A argila medicinal quando aplicada no corpo combate dores nas costas, reumatismo, artrose, celulite, varizes, dores musculares, cãibras, contusões, febres, tumores benignos e malignos, dores de cabeça, má digestão, obesidade, cistos, infecção urinária, cólica renal, stress, tensão nervosa, distúrbios da tireóide, eczemas, acnes, asma, brônquite, vômitos, gastrite, glaucoma, dor ciática, enxaqueca, dores de dente, inflamações oculares, queimaduras, hérnia de disco, cólicas menstruais.

Para uso interno, deve-se buscar orientação direta de um profissional.

Como prepararmos a argila medicinal?

Para o preparo, retira-se a argila, no mínimo, a 50 cm do nível da terra, de lugares sem poluição, da mata virgem, longe da ação de agrotóxicos e contaminações.
Coloca-se a argila algumas horas para secar ao sol; após, trituram-se, peneiram-se, armazenam-se em vidro ou jarros de barro. Deve ser misturada com água ( sem cloro) ou chá somente na hora da aplicação, o excedente deve ser jogado fora. Tendo dificuldade de extrair a argila, pode-se também adquirir a argila medicinal em pó em lojas especializadas.
A aplicação da argila medicinal dura de 1 a 3 horas em adultos e 1 hora em crianças.
Como auxílio no tratamento com a argila medicinal, utilizamos plantas medicinais como: camomila, calêndula, cipó-mil-homens, confrei,etc.

PROJETO MENTE CRIATIVA EM PROL DA CONSCIÊNCIA- COLÉGIO POLITÉCNICO - UFSM www.mentecriativa.org

Nenhum comentário: