terça-feira, 11 de novembro de 2008
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
POR UMA QUALIDADE DE VIDA
Na essência, yoga é a união do ser humano com o divino que existe dentro de cada um de nós. É a possibilidade de nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos. Além dos benefícios de relaxar, liberar a tensão do dia-a-dia, fortalecer o corpo, alongar a musculatura, acalmar a mente e ainda regular o funcionamento dos sistemas respiratório e digestivo, equilibrar a produção hormonal, reduzir a pressão sanguínea e os níveis de colesterol, melhorar o padrão de sono, fortalecer o sistema imunológico. De quebra , o praticante conquista um corpo saudável e bonito; maior capacidade de concentração e criatividade; músculos e idéias mais flexíveis; em outras palavras: “ UMA QUALIDADE DE VIDA”.
O yoga é tão necessário para a formação de espírito do indivíduo, como o bom alimento é indispensável ao seu desenvolvimento.
Yoga Clássico é uma ciência que visa o equilíbrio psicossomático, através de técnicas apropriadas a cada área do corpo, baseada na respiração, contração e relaxamento em locais definidos, atingindo uma melhor saúde física e mental.
A saúde do corpo pode ser adquirida através de movimentos inteligentes e específicos. A saúde mental é adquirida através de bons pensamentos e a saúde da alma simplesmente pela energia do Amor.
YOGA TORNA A GENTE MAIS FELIZ.
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Tudo depende de mim!
Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia-noite.
É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.
Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição.
Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado por administrar minhas finanças, evitando o desperdício.
Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo.
Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido.
Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho.
Posso sentir tédio com as tarefas de casa ou agradecer por ter um teto para morar.
Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.
Se as coisas não saíram como planejei, posso ficar feliz por ter o hoje para recomeçar.
O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.
E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.
Tudo depende só de mim.
Madame H
É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.
Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição.
Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado por administrar minhas finanças, evitando o desperdício.
Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo.
Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido.
Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho.
Posso sentir tédio com as tarefas de casa ou agradecer por ter um teto para morar.
Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.
Se as coisas não saíram como planejei, posso ficar feliz por ter o hoje para recomeçar.
O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.
E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.
Tudo depende só de mim.
Madame H
Pioneira do Yoga Infantil no Rio Grande do Sul
Helena Dantas Tavares Salaverry, brasileira, natural do Rio de janeiro/ Estado da Guanabara ( Ex Capital Federal), desde 1º de março de 1924 é peregrina no Planeta Azul Terra.
Professora de Letras, Ballet e Yoga. Escoteira, vegetariana, militante da ONG GreenPeace, Sociedade Teosófica Índia/Brasil.
Colaborou na organização da Sociedade Macrobiótica de Porto Alegre/RS, cujo fundador foi o teósofo Mario Algayer Costa. Também colaborou com a COLMEIA POA/RS, G.F.U.POA/RS, com a AGAPAM sob a gestão José Lutzemberger.
Participou da Sociedade Protetora dos Animais de Porto Alegre/RS dirigida pela senhora Palmira Gobbi e pelo Dr. Paulo Güinter, ambos fundadores. Também participou da Sociedade Protetora dos Animais em Goiânia/GO, quando na direção do Dr. Ramdal Barbosa.
É pioneira do Yoga Infantil no Rio Grande do Sul.
Ministrou aulas na Sociedade Teosófica Índia/Brasil ( hoje DHARMA), na Associação de Professores de Yoga de Porto Alegre/RS, cuja fundadora e diretora foi a professora Dagmar Krebs, e no Instituto Musical Americano de Porto Alegre/RS, cuja diretora era Érika Gobbi.
Ministrou aulas também no Colégio São Pedro de Porto Alegre/RS,( Irmãos Maristas), na Academia Profª Ana Lúcia em Curitibanos/SC, e na Escola Municipal Otacílio Costa em SC.
Realizou cursos no SESC, unidades de Santos, São Vicente e Ribeirão Preto, em São Paulo. Também no Clube de Gerentes de Bancos, no Bairro Morumbi, e no Instituto Musical Orfeônico de Praia Grande/SP - Associação Internacional dos Professores de Yoga ( IYTA/SP).
Como atriz, cantora e profª de Yoga Infantil apresentou-se caracterizada de "Palhaço Quebra-Galho" no Clube Centro Israelita de São Paulo. Adendo sobre "Quebra-Galho" no Coral da Banda dos Palhaços, dirigido pela Maestrina, e pela Capitã da Cruz Vermelha de Porto Alegre/RS, Lila Quadros.
Em Santos/SP, apresentou-se na Escola de Ballet da Profª Ana Paula Ambrósio. Em Mossâmedes/GO, no Centro Bezerra de Menezes. Em Goiânia/GO no Centro de Yoga do Profº Nestor Mota.
Como Prof de Yoga para adultos e gestantes ministrou aulas no Clube do Comércio de Santa Maria/RS, sala do Prof. Arabutam Lima. No Centro de Yoga do Prof. Sérgio Prestes em Santa Maria/RS. No convento das irmãs Carmelitas, em Santa Maria/RS. Em Restinga Seca/RS, à convite da irmã Denise de Oliveira. No Colégio Municipal de Furmigueiro/RS, Profª. Diretora Isaura Douto. No Sítio Hotel em São Pedro/RS, entre outros lugares que esteve no Brasil.
Como poetisa e cronista é vinculada a Casa do Poeta de Goiânia/GO, ao Grêmio Literário Castro Alves de Porto Alegre/RS (gestão Sílvia Benedeti), à Sociedade dos Poetas Vivos em Santos/SP (gestão Jaíra) e à CAPOR - Porto Alegre (gestão Nelson Fachinelli). Colaborou com o Jornal Francis Letras, sob a direção de Francisco Assis Nascimento e do Jornal Vida Integral, na "Seção Mulher", sob a direção de Ivo Santos Cardoso, SP.
Aos 10 anos de idade, participou de um concurso literário na Biblioteca Pública Infanto-Juvenil de São Paulo/SP. Na ocasião, foi premiada pelo "Genial Monteiro Lobato", com uma bela lapiseira, batizando sua vocação literária.
Madame H é o seu pseudônimo como poetisa.
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
OS PLÁTANOS SÃO LINDOS
Eu tirei as fotos em diversas épocas para registrar cada fase dos plátanos aqui na UFSM, em Santa Maria, RS. Para mim, os plátanos mostram muitos aspectos da Vida;
Um deles é que quando parecemos tristes e sem vida, como os plátanos em agosto, podemos lembrar que, como eles, estamos cheios de Vida latente, que brotará logo, logo;
Outro é que tem fases na Vida em que parece que tudo está igual, se observa pouca mudança ( como os plátanos entre final se setembro e dezembro), mas a vida está se transformando em algum sentido...
Outro é que na fase do outono, da "idade avançada" das folhas amarelas, das folhas caindo..em alguns casos, como os plátanos, esta pode ser a Fase Mais Bela da Vida!!!
Outro é que quando um ciclo está se finalizando, outro vai começar...
Com alegria, compartilho estas fotos com algumas pessoas especiais para mim.
Maria da Graça Callegaro
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
AULAS DE YOGA INFANTIL
YOGA INFANTIL: “CRESCIMENTO SAUDÁVEL E FELIZ”
(para crianças de 06 a 10 anos)
Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Yoga significa união pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos.
O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.
Abaixo estão alguns destes benefícios para as crianças:
· Consciência de si mesma e de seu potencial produtivo;
· Desenvolve através dos asanas, força física, flexibilidade, agilidade e consciência corporal;
· Domínio da pronúncia e linguagem e conseqüente facilidade para se expressar;
· Desenvolvimento da memória, da concentração;
· Desenvolve a capacidade de abstração matemática, lógica e espacial;
· Desenvolve a coordenação motora fina (habilidade para desenho e caligrafia)
· Tranqüilidade física e mental;
· Desenvolve a auto-estima e auto-imagem positiva, o hábito do pensamento positivo;
· Desenvolve equilíbrio e inteligência emocional ajudando a controlar a ansiedade;
· Saúde de forma geral, através da prática de algumas técnicas dos Kryas (purificação e limpeza), isto gera um estimulo ao correto funcionamento do sistema imunológico;
· A pratica também estimula o funcionamento saudável do sistema glandular;
· Melhoria e manutenção de uma visão saudável através dos trátákas (exercícios de visão e foco);
· Ensina a criança ao habito de relaxar, o que se torna saudável para o seu crescimento;
· Estimula os processos digestivos, combatendo prisão de ventre, úlceras, azias e má digestão;
· Criação e melhora do hábito da postura correta ao sentar-se a cadeira, mas vamos lembrar que existem “cadeiras” e
cadeiras ergonomicamente adequadas ao ato de sentar, as ultimas permitem liberdade e pleno funcionamento ao aparelho respiratório;
· Melhora no humor. Com a respiração nasal, correta e ritmada, criam-se reflexos nos centros neurológicos e no humor de uma pessoa, adulta ou criança;
· Ajudam crianças “hiperativas” a desenvolver controle e percepção de sua condição acelerada;
· Despertar para hábitos alimentares mais saudáveis;
A pratica ajuda indiretamente no despertar da consciência não competitiva, pois não existe recompensa na prática, nem vencedores nem perdedores. Através da pratica dos asanas, pranayamas e meditação tudo o que se obtém, ajuda a criança no desenvolver de uma consciência livre de ilusão para a percepção do mundo, como ele realmente é.
Horários de aulas: Segundas e Quintas-feiras às 9 horas
Terças e Sextas-feiras às 17 horas
Duração da aula: 50 minutos
Valor: R$ 60,00 (desconto de 5 reais para pagamento até o dia 05)
Agende uma aula experimental para seu filho(a).
(para crianças de 06 a 10 anos)
Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Yoga significa união pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos.
O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.
Abaixo estão alguns destes benefícios para as crianças:
· Consciência de si mesma e de seu potencial produtivo;
· Desenvolve através dos asanas, força física, flexibilidade, agilidade e consciência corporal;
· Domínio da pronúncia e linguagem e conseqüente facilidade para se expressar;
· Desenvolvimento da memória, da concentração;
· Desenvolve a capacidade de abstração matemática, lógica e espacial;
· Desenvolve a coordenação motora fina (habilidade para desenho e caligrafia)
· Tranqüilidade física e mental;
· Desenvolve a auto-estima e auto-imagem positiva, o hábito do pensamento positivo;
· Desenvolve equilíbrio e inteligência emocional ajudando a controlar a ansiedade;
· Saúde de forma geral, através da prática de algumas técnicas dos Kryas (purificação e limpeza), isto gera um estimulo ao correto funcionamento do sistema imunológico;
· A pratica também estimula o funcionamento saudável do sistema glandular;
· Melhoria e manutenção de uma visão saudável através dos trátákas (exercícios de visão e foco);
· Ensina a criança ao habito de relaxar, o que se torna saudável para o seu crescimento;
· Estimula os processos digestivos, combatendo prisão de ventre, úlceras, azias e má digestão;
· Criação e melhora do hábito da postura correta ao sentar-se a cadeira, mas vamos lembrar que existem “cadeiras” e
cadeiras ergonomicamente adequadas ao ato de sentar, as ultimas permitem liberdade e pleno funcionamento ao aparelho respiratório;
· Melhora no humor. Com a respiração nasal, correta e ritmada, criam-se reflexos nos centros neurológicos e no humor de uma pessoa, adulta ou criança;
· Ajudam crianças “hiperativas” a desenvolver controle e percepção de sua condição acelerada;
· Despertar para hábitos alimentares mais saudáveis;
A pratica ajuda indiretamente no despertar da consciência não competitiva, pois não existe recompensa na prática, nem vencedores nem perdedores. Através da pratica dos asanas, pranayamas e meditação tudo o que se obtém, ajuda a criança no desenvolver de uma consciência livre de ilusão para a percepção do mundo, como ele realmente é.
Horários de aulas: Segundas e Quintas-feiras às 9 horas
Terças e Sextas-feiras às 17 horas
Duração da aula: 50 minutos
Valor: R$ 60,00 (desconto de 5 reais para pagamento até o dia 05)
Agende uma aula experimental para seu filho(a).
(55) 3221-1297 / 9994-1677 / (55) 3227-1164 ( Itaara)
Rua Dr Bozano, 777 - sala 201 - Santa Maria - RS
Sergio R A Prestes - Mais de 30 anos de yoga -
Filiado a 1º Associação Brasileira de profissionais de Yoga
quarta-feira, 2 de julho de 2008
O presente mais valioso do mundo
Esta história árabe mostra por que a consciência de que nada dura para sempre traz conforto e reforça a autoconfiança.Um rei encomendou a seus ministros o presente mais valioso do mundo. Diante do desafio, eles se reuniram durante anos e finalmente levaram ao rei um pequeno embrulho. Nele havia um anel com uma pedra escura e sem valor. Furioso, o soberano pediu explicações. O mais velho e sábio deles aproximou-se e disse: "Ó poderoso, vós só podereis apreciar o real valor desse anel nos momentos mais importantes da vida. Aí saberas o quanto vale essa jóia preciosa."Decepcionado, o rei colocou o anel no dedo. O tempo passou e ele se esqueceu do presente. Seu reino tornou-se mais próspero e cobiçado pelos inimigos. Depois de várias invasões, o rei teve que abandonar o palácio e levou o anel.Fugindo pelo deserto, escutava ao longe os cavalos dos adversários e não via saída. Um solavanco do animal o derrubou. O anel saiu do dedo e abriu, mostrando uma tira de papel, em que estava escrito: "Tudo vai passar". O rei acalmou-se e descobriu um caminho por onde poderia fugir sem ser visto pelos inimigos.O soberano reconquistou seu reino e, triunfante, voltou ao palácio. Ao sentar-se no trono, mais uma vez o anel caiu de seu dedo. E o monarca novamente leu o lembrete: "Tudo vai passar". Com os olhos cheios de água, entendeu que a sabedoria estava no anel. E compreendeu por que esse era o presente mais valioso do mundo.A vida é feita de muitos momentos passageiros. A prática da Yoga proporciona equilíbrio e serenidade, fazendo com que as mudanças e os reverses da vida sejam vencidos com mais autoconfiança e paz de espírito
Assinar:
Postagens (Atom)