segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Pioneira do Yoga Infantil no Rio Grande do Sul


Helena Dantas Tavares Salaverry, brasileira, natural do Rio de janeiro/ Estado da Guanabara ( Ex Capital Federal), desde 1º de março de 1924 é peregrina no Planeta Azul Terra.
Professora de Letras, Ballet e Yoga. Escoteira, vegetariana, militante da ONG GreenPeace, Sociedade Teosófica Índia/Brasil.
Colaborou na organização da Sociedade Macrobiótica de Porto Alegre/RS, cujo fundador foi o teósofo Mario Algayer Costa. Também colaborou com a COLMEIA POA/RS, G.F.U.POA/RS, com a AGAPAM sob a gestão José Lutzemberger.
Participou da Sociedade Protetora dos Animais de Porto Alegre/RS dirigida pela senhora Palmira Gobbi e pelo Dr. Paulo Güinter, ambos fundadores. Também participou da Sociedade Protetora dos Animais em Goiânia/GO, quando na direção do Dr. Ramdal Barbosa.
É pioneira do Yoga Infantil no Rio Grande do Sul.
Ministrou aulas na Sociedade Teosófica Índia/Brasil ( hoje DHARMA), na Associação de Professores de Yoga de Porto Alegre/RS, cuja fundadora e diretora foi a professora Dagmar Krebs, e no Instituto Musical Americano de Porto Alegre/RS, cuja diretora era Érika Gobbi.
Ministrou aulas também no Colégio São Pedro de Porto Alegre/RS,( Irmãos Maristas), na Academia Profª Ana Lúcia em Curitibanos/SC, e na Escola Municipal Otacílio Costa em SC.
Realizou cursos no SESC, unidades de Santos, São Vicente e Ribeirão Preto, em São Paulo. Também no Clube de Gerentes de Bancos, no Bairro Morumbi, e no Instituto Musical Orfeônico de Praia Grande/SP - Associação Internacional dos Professores de Yoga ( IYTA/SP).
Como atriz, cantora e profª de Yoga Infantil apresentou-se caracterizada de "Palhaço Quebra-Galho" no Clube Centro Israelita de São Paulo. Adendo sobre "Quebra-Galho" no Coral da Banda dos Palhaços, dirigido pela Maestrina, e pela Capitã da Cruz Vermelha de Porto Alegre/RS, Lila Quadros.
Em Santos/SP, apresentou-se na Escola de Ballet da Profª Ana Paula Ambrósio. Em Mossâmedes/GO, no Centro Bezerra de Menezes. Em Goiânia/GO no Centro de Yoga do Profº Nestor Mota.
Como Prof de Yoga para adultos e gestantes ministrou aulas no Clube do Comércio de Santa Maria/RS, sala do Prof. Arabutam Lima. No Centro de Yoga do Prof. Sérgio Prestes em Santa Maria/RS. No convento das irmãs Carmelitas, em Santa Maria/RS. Em Restinga Seca/RS, à convite da irmã Denise de Oliveira. No Colégio Municipal de Furmigueiro/RS, Profª. Diretora Isaura Douto. No Sítio Hotel em São Pedro/RS, entre outros lugares que esteve no Brasil.
Como poetisa e cronista é vinculada a Casa do Poeta de Goiânia/GO, ao Grêmio Literário Castro Alves de Porto Alegre/RS (gestão Sílvia Benedeti), à Sociedade dos Poetas Vivos em Santos/SP (gestão Jaíra) e à CAPOR - Porto Alegre (gestão Nelson Fachinelli). Colaborou com o Jornal Francis Letras, sob a direção de Francisco Assis Nascimento e do Jornal Vida Integral, na "Seção Mulher", sob a direção de Ivo Santos Cardoso, SP.
Aos 10 anos de idade, participou de um concurso literário na Biblioteca Pública Infanto-Juvenil de São Paulo/SP. Na ocasião, foi premiada pelo "Genial Monteiro Lobato", com uma bela lapiseira, batizando sua vocação literária.
Madame H é o seu pseudônimo como poetisa.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi, tudo bem??
Bom, essa pessoa genial que voces teceram ai acima participou de boa parte da minha infancia.Perdi o contato com ela, porque ela vive viajando.Eu mudei de casa , perdi o contato com ela.Dona Helena, e um dos meus ideais, saudades dela.Por favor, se puder me fornecer um meio de encontr-la, serei eternamente grata.
Meu email, raissareis.bio@gmail.com

Raissa

Anônimo disse...

Tive o previlegio de conhê-la em 2015 , ela mora sozinha em um quarto de pensão em Porto Alegre na rua Riachuelo , usava bengala por ter caido e machucado a perna tinha dificuldafes de se movimentar , as vezes eu fazia compras pra ela , uma pessoa estraordinaria porém muito magoada com a família...