Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia-noite.
É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.
Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição.
Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado por administrar minhas finanças, evitando o desperdício.
Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo.
Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido.
Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho.
Posso sentir tédio com as tarefas de casa ou agradecer por ter um teto para morar.
Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.
Se as coisas não saíram como planejei, posso ficar feliz por ter o hoje para recomeçar.
O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.
E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.
Tudo depende só de mim.
Madame H
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Pioneira do Yoga Infantil no Rio Grande do Sul
Helena Dantas Tavares Salaverry, brasileira, natural do Rio de janeiro/ Estado da Guanabara ( Ex Capital Federal), desde 1º de março de 1924 é peregrina no Planeta Azul Terra.
Professora de Letras, Ballet e Yoga. Escoteira, vegetariana, militante da ONG GreenPeace, Sociedade Teosófica Índia/Brasil.
Colaborou na organização da Sociedade Macrobiótica de Porto Alegre/RS, cujo fundador foi o teósofo Mario Algayer Costa. Também colaborou com a COLMEIA POA/RS, G.F.U.POA/RS, com a AGAPAM sob a gestão José Lutzemberger.
Participou da Sociedade Protetora dos Animais de Porto Alegre/RS dirigida pela senhora Palmira Gobbi e pelo Dr. Paulo Güinter, ambos fundadores. Também participou da Sociedade Protetora dos Animais em Goiânia/GO, quando na direção do Dr. Ramdal Barbosa.
É pioneira do Yoga Infantil no Rio Grande do Sul.
Ministrou aulas na Sociedade Teosófica Índia/Brasil ( hoje DHARMA), na Associação de Professores de Yoga de Porto Alegre/RS, cuja fundadora e diretora foi a professora Dagmar Krebs, e no Instituto Musical Americano de Porto Alegre/RS, cuja diretora era Érika Gobbi.
Ministrou aulas também no Colégio São Pedro de Porto Alegre/RS,( Irmãos Maristas), na Academia Profª Ana Lúcia em Curitibanos/SC, e na Escola Municipal Otacílio Costa em SC.
Realizou cursos no SESC, unidades de Santos, São Vicente e Ribeirão Preto, em São Paulo. Também no Clube de Gerentes de Bancos, no Bairro Morumbi, e no Instituto Musical Orfeônico de Praia Grande/SP - Associação Internacional dos Professores de Yoga ( IYTA/SP).
Como atriz, cantora e profª de Yoga Infantil apresentou-se caracterizada de "Palhaço Quebra-Galho" no Clube Centro Israelita de São Paulo. Adendo sobre "Quebra-Galho" no Coral da Banda dos Palhaços, dirigido pela Maestrina, e pela Capitã da Cruz Vermelha de Porto Alegre/RS, Lila Quadros.
Em Santos/SP, apresentou-se na Escola de Ballet da Profª Ana Paula Ambrósio. Em Mossâmedes/GO, no Centro Bezerra de Menezes. Em Goiânia/GO no Centro de Yoga do Profº Nestor Mota.
Como Prof de Yoga para adultos e gestantes ministrou aulas no Clube do Comércio de Santa Maria/RS, sala do Prof. Arabutam Lima. No Centro de Yoga do Prof. Sérgio Prestes em Santa Maria/RS. No convento das irmãs Carmelitas, em Santa Maria/RS. Em Restinga Seca/RS, à convite da irmã Denise de Oliveira. No Colégio Municipal de Furmigueiro/RS, Profª. Diretora Isaura Douto. No Sítio Hotel em São Pedro/RS, entre outros lugares que esteve no Brasil.
Como poetisa e cronista é vinculada a Casa do Poeta de Goiânia/GO, ao Grêmio Literário Castro Alves de Porto Alegre/RS (gestão Sílvia Benedeti), à Sociedade dos Poetas Vivos em Santos/SP (gestão Jaíra) e à CAPOR - Porto Alegre (gestão Nelson Fachinelli). Colaborou com o Jornal Francis Letras, sob a direção de Francisco Assis Nascimento e do Jornal Vida Integral, na "Seção Mulher", sob a direção de Ivo Santos Cardoso, SP.
Aos 10 anos de idade, participou de um concurso literário na Biblioteca Pública Infanto-Juvenil de São Paulo/SP. Na ocasião, foi premiada pelo "Genial Monteiro Lobato", com uma bela lapiseira, batizando sua vocação literária.
Madame H é o seu pseudônimo como poetisa.
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
OS PLÁTANOS SÃO LINDOS
Eu tirei as fotos em diversas épocas para registrar cada fase dos plátanos aqui na UFSM, em Santa Maria, RS. Para mim, os plátanos mostram muitos aspectos da Vida;
Um deles é que quando parecemos tristes e sem vida, como os plátanos em agosto, podemos lembrar que, como eles, estamos cheios de Vida latente, que brotará logo, logo;
Outro é que tem fases na Vida em que parece que tudo está igual, se observa pouca mudança ( como os plátanos entre final se setembro e dezembro), mas a vida está se transformando em algum sentido...
Outro é que na fase do outono, da "idade avançada" das folhas amarelas, das folhas caindo..em alguns casos, como os plátanos, esta pode ser a Fase Mais Bela da Vida!!!
Outro é que quando um ciclo está se finalizando, outro vai começar...
Com alegria, compartilho estas fotos com algumas pessoas especiais para mim.
Maria da Graça Callegaro
Assinar:
Postagens (Atom)